Image is not available
Reunião: Secretaria Municipal do Envelhecimento saudável
A Federação de Futebol de Salão do Estado do Rio de Janeiro, manteve uma reunião com a Secretaria Municipal do Envelhecimento saudável
Image is not available
Abertura do Estadual 2019 teve como ponto alto, homenagem aos pais.
Nas partidas do fim de semana, pais entram em quadra com seus filhos e posam  juntos  para foto oficial.   
Image is not available
Portuguesa estreia no vitória
A Portuguesa (RJ) estreou vencendo mais tradicional competição do Futsal Brasileiro, em partida equilibrada a equipe carioca venceu o Constelação (RR) por 4 a 1,
Image is not available
Arbitragem Feminina na Taça Brasil de Clubes - Sub-15
Gisele Fernandes vai representar a arbitragem do Rio de Janeiro.
Image is not available
Reunião com oficiais de arbitragem
Federação realizou na manhã deste sábado 03/08, no Esporte Clube Mackenzie a reunião com os árbitros que trabalharão no Estadual que se inicia a partir do dia 17 de agosto.
Slider

Últimas Notícias

Notícias

  1. Base
  2. Menores
  3. Maiores
  4. Nacional
Portuguesa e Brasília empatam
Agosto 07, 2019

Portuguesa empata o segundo jogo

Com oito gols marcados as equipes protagonizaram um bom espetáculo, digno de uma fase classificatória da mais tradicional competição do Futsal Brasileiro, e com o resultado a equipe carioca chega aos 4 pontos, já a equipe do distrito federal conquista seu…

Nota de Pesar

É com muito pesar que a FFSERJ comunica o falecimento do ex-Presidente da CBFS, Dr.…
Logo da competição (Site CBFS)

Portuguesa inicia sua caminhada na Taça Brasil

Nesta segunda-feira (05) inicia a disputa da mais tradicional competição do Futsal…

REGRA 02 - A BOLA

1- CARATERÍSTICAS E MEDIDAS

a)   A bola será esférica. O invólucro será de couro macio ou de outro material aprovado.

b)   Para as categorias adultas, Sub-20, Sub-17 e Sub-15, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 62 (sessenta e dois) centímetros e no máximo 64 (sessenta e quatro) centímetros. Seu peso terá no mínimo 400 (quatrocentos) gramas e no máximo 440 (quatrocentos e quarenta) gramas.

c)   Para a categoria Sub-13, masculina e feminina, a bola em sua circunferência terá no mínimo 55 (cinquenta e cinco) centímetros e no máximo 59 (cinquenta e nove) centímetros. Seu peso terá no mínimo 350 (trezentos e cinquenta) gramas e no máximo 380 (trezentos e oitenta) gramas.

d) Para as categorias Sub-11 e Sub-9, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 50 (cinquenta) centímetros e no máximo 55 (cinquenta e cinco) centímetros. Seu peso terá no mínimo 300 (trezentos) gramas e no máximo 330 (trezentos e trinta) gramas.

e) Para   as   categorias   com   faixa   de   idade   inferior   ao   Sub-9, masculinas e femininas, a bola em sua circunferência terá no mínimo 40 (quarenta) centímetros e no máximo 43 (quarenta e três) centímetros. Seu peso terá no mínimo 250 (duzentos e cinquenta) gramas e no máximo 280 (duzentos e oitenta) gramas.

f)    A   bola  deverá   estar   calibrada   conforme   especificação   do fabricante, entre 06 (seis) e 09 (nove) libras. Quando largadas a uma altura de 02 (dois) metros deverá subir a uma altura de 50 (cinquenta) a 65 (sessenta e cinco) centímetros.

2- SUBSTITUIÇÃO DE BOLA DEFEITUOSA

a)   Se a bola perder sua condição de jogo durante o transcorrer da partida, esta será interrompida:

- A bola será substituída e a partida reiniciada com bola ao chão no local onde a mesma perdeu a condição de jogo, salvo se tenha sido interrompida dentro da área penal, ocasião em que a bola ao chão será executada na linha da área penal, no local mais próximo de onde se encontrava quando o jogo foi interrompido.

- O jogo será reiniciado com repetição do tiro se a bola perder a condição de jogo no exato momento em que é posta em movimento em um tiro livre direto sem barreira, tiro do segundo ponto penal, tiro penal e não tenha tocado nos postes, travessão ou em um jogador e nem tenha sido cometida uma infração.

b)   Se a bola perder sua condição no momento que não esteja em jogo no tiro de saída, arremesso de meta, tiro de canto, bola ao chão, tiro livre, tiro penal ou tiro lateral:

- A bola será substituída e a partida reiniciada normalmente.

c)   A   bola   não   poderá   ser   substituída   durante   a   partida   sem autorização dos árbitros.

d)   O local destinado ao cronometrista deverá contar com bolas de reserva em número suficiente e em plenas condições de serem utilizadas.

3-   LOGOTIPOS NAS BOLAS:

Em partidas de competições da FIFA a aprovação do uso das bolas estará sujeito a que tenham estampada uma das três referências: “FIFA Aproved”, “FIFA Inspected” ou “International Matchball Standard”.

RECOMENDAÇÕES:

a)   Os árbitros deverão examinar a pressão da bola do jogo e de todas as bolas reservas, se estão de acordo com a especificação do fabricante e se estão em condições de jogo, antes do início da partida, evitando paralisações desnecessárias para troca de bola;

b)   O cronometrista deverá calibrar a bola do jogo e todas as bolas reservas, deixando-as em condições de jogo.

c)    Se durante a partida outra bola cair dentro da quadra, deverá ser considerada como um elemento estranho, mas a partida só deve ser interrompida se interferir no jogo. Se a partida for interrompida, deverá ser reiniciada com bola ao chão no local onde se encontrava no momento da paralisação.

CATEGORIA

SEXO

PESO

CIRCUNFERÊNCIA

Adultas, Sub 20, Sub 17 e Sub 15

MASC/FEM

400g a

440g

62 cm a 64 cm

Sub 13

MASC/FEM

350g a

380g

55 cm a 59 cm

Sub 11 e Sub 09

MASC/FEM

300g a

330g

50 cm a 55 cm

Inferior ao Sub

09

MASC/FEM

250g a

280g

40 cm a 43 cm